sexta-feira, 23 de julho de 2010

JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DO FOLCLORE





O QUE SÃO?


ALÉM DOS CONTOS, DANÇAS, FESTAS E LENDAS, O FOLCLORE BRASILEIRO É MARCADO PELAS TRADICIONAIS BRINCADEIRAS. AS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS SÃO AQUELAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. MUITAS DELAS EXISTEM HÁ DÉCADAS OU ATÉ SÉCULOS. COSTUMAM SOFRER MODIFICAÇÕES DE ACORDO COM A REGIÃO E A ÉPOCA, PORÉM, A ESSÊNCIA DAS BRINCADEIRAS CONTINUA A MESMA DA ORIGEM.

GRANDE PARTE DAS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS ENVOLVE DISPUTAS INDIVIDUAIS OU EM GRUPOS. POSSIBILITAM TAMBÉM A INTEGRAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MOTOR DAS CRIANÇAS.

A PRESERVAÇÃO DESTAS BRINCADEIRAS É MUITO IMPORTANTE PARA A MANUTENÇÃO DA CULTURA FOLCLÓRICA. POR ISSO, SÃO MUITO PRATICADAS, PRINCIPALMENTE, DURANTE O MÊS DE AGOSTO QUE É DESTINADO AO FOLCLORE.

JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DO FOLCLORE:

- SOLTAR PIPA: AS PIPAS, TAMBÉM CONHECIDAS COMO PAPAGAIOS, SÃO FEITAS DE VARETAS DE MADEIRA E PAPEL. COLORIDAS, SÃO EMPINADAS (SOLTADAS) PELOS MENINOS EM DIAS DE VENTO. COM UMA LINHA, OS GAROTOS CONSEGUEM DIRECIONAR E FAZER MALABARISMOS NO CÉU.

- ESTILINGUE: TAMBÉM CONHECIDOS COMO BODOQUES, SÃO FEITOS DE GALHOS DE MADEIRA E BORRACHA. OS MENINOS USAM PEDRAS PARA ACERTAR ALVOS (LATAS, GARRAFAS E OUTROS OBJETOS).

- PEGA-PEGA: ESTA BRINCADEIRA ENVOLVE MUITA ATIVIDADE FÍSICA. UMA CRIANÇA DEVE CORRER E TOCAR OUTRA. A CRIANÇA TOCADA PASSA TER QUE FAZER O MESMO.

- ESCONDE-ESCONDE: O OBJETIVO É SE ESCONDER E NÃO SER ENCONTRADO PELA CRIANÇA QUE ESTÁ PROCURANDO. A CRIANÇA QUE DEVERÁ PROCURAR DEVE FICAR DE OLHOS TAPADOS E CONTAR ATÉ CERTO NÚMERO ENQUANTO AS OUTRAS SE ESCONDEM. PARA GANHAR, A CRIANÇA QUE ESTÁ PROCURANDO DEVE ENCONTRAR TODOS OS ESCONDIDOS E CORRER PARA A BASE.

- BOLA DE GUDE: COLORIDAS E FEITAS DE VIDRO, SÃO JOGADAS NO CHÃO DE TERRA PELOS MENINOS. O OBJETIVO É BATER NA BOLINHA DO ADVERSÁRIO PARA GANHAR PONTOS OU A PRÓPRIA BOLA DO COLEGA.

- BONECA DE PANO: FEITAS PELAS MÃES E AVÓS, SÃO USADAS EM BRINCADEIRAS PELAS MENINAS PARA SIMULAR CRIANÇAS INTEGRANTES DE UMA FAMÍLIA IMAGINÁRIA.

- PIÃO: A BRINCADEIRA DE PIÃO AINDA FAZ MUITO SUCESSO, PRINCIPALMENTE, NAS REGIÕES DO INTERIOR DO BRASIL. FEITOS DE MADEIRA, OS PIÕES SÃO RODADOS NO CHÃO ATRAVÉS DE UM BARBANTE QUE É ENROLADO E PUXADO COM FORÇA. MUITAS CRIANÇAS PINTAM SEUS PIÕES. PARA DEIXAR MAIS EMOCIONANTE A BRINCADEIRA, MUITOS MENINOS FAZEM MALABARISMO COM OS PIÕES ENQUANTO ELES RODAM. O MAIS CONHECIDO É PEGAR O PIÃO COM A PALMA DA MÃO ENQUANTO ELE ESTÁ RODANDO.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/

3 comentários:

  1. achei muito legal o site por que me ajudou no trabalho de escola

    ResponderExcluir
  2. Eu amei toda decoração!!
    E o site tbm me ajudou em um trabalho de escola!!!

    ResponderExcluir