É NO ENCONTRO COM QUALQUER FORMA DE LITERATURA QUE OS HOMENS TÊM A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR, TRANSFORMAR OU ENRIQUECER SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIDA. NESSE SENTIDO, A LITERATURA APRESENTA-SE NÃO SÓ COMO VEÍCULO DE MANIFESTAÇÃO DE CULTURA, MAS TAMBÉM DE IDEOLOGIAS.
A LITERATURA INFANTIL, POR INICIAR O HOMEM NO MUNDO LITERÁRIO, DEVE SER UTILIZADA COMO INSTRUMENTO PARA A SENSIBILIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA, PARA A EXPANSÃO DA CAPACIDADE E INTERESSE DE ANALISAR O MUNDO. SENDO FUNDAMENTAL MOSTRAR QUE A LITERATURA DEVE SER ENCARADA, SEMPRE, DE MODO GLOBAL E COMPLEXO EM SUA AMBIGÜIDADE E PLURALIDADE.
ATÉ BEM POUCO TEMPO, EM NOSSO SÉCULO, A LITERATURA INFANTIL ERA CONSIDERADA COMO UM GÊNERO SECUNDÁRIO, E VISTA PELO ADULTO COMO ALGO PUERIL (NIVELADA AO BRINQUEDO) OU ÚTIL (FORMA DE ENTRETENIMENTO). A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL, COMO FORMADORA DE CONSCIÊNCIA DENTRO DA VIDA CULTURAL DAS SOCIEDADES, É BEM RECENTE.
PARA INVESTIR NA RELAÇÃO ENTRE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E A REALIDADE, NÃO HÁ MELHOR SUGESTÃO DO QUE OBRAS INFANTIS QUE ABORDEM QUESTÕES DE NOSSO TEMPO E PROBLEMAS UNIVERSAIS, INERENTES AO SER HUMANO.
CONHEÇAM ALGUNS CLÁSSICOS:
- A BELA ADORMECIDA
- O GATO DE BOTAS
- O PATINHO FEIO
- OS TRÊS PORQUINHOS
- O PEQUENO POLEGAR
- CINDERELA
- JOÃO E MARIA
- A BELA E A FERA
- RAPUNZEL
- PINÓQUIO
- A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
- A BELA E O MONSTRO
- A CAROCHINHA
- A DAMA E O VAGABUNDO
- A GATA BORRALHEIRA
- ALI BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES
- A PEQUENA SEREIA
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
- AS ROUPAS NOVAS DO IMPERADOR
- CHAPEUZINHO VERMELHO
ESSES SÃO APENAS ALGUNS DOS MUITOS CONTOS DE FADAS EXISTENTES, SENDO QUE ALGUNS POSSUEM VÁRIAS VERSÕES PARA UMA MESMA HISTÓRIA.
FONTE:
http://clubedacinderela.blogspot.com/2010/05/as-historias-infantis-como-forma-de.html
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