terça-feira, 7 de junho de 2011

PROJETO DE ARTE: Recriando com Alfredo Volpi – “O Pintor das Bandeirinhas”.

TÍTULO DO PROJETO: Recriando com Alfredo Volpi – “O Pintor das Bandeirinhas”.

ÁREA(S) DO CONHECIMENTO: Interdisciplinar: Artes, Português, Matemática, História e Geografia.

Cursistas responsáveis: GISLAINE A. B. T. LIMA E MARIA ELIANE P. FASTINO

Orientação: Denise Maria Milan Tonello


Série: 1º ano do Ensino Fundamental





TEMPO PREVISTO: 1 semana

Justificativa: O tema a ser estudado terá relevância devido ao de que é preciso sempre resgatar a memória cultural de nosso país e até mesmo do mundo.

Conteúdos:
• Festas juninas – Cultura Popular
• Biografia – Gênero textual
• Apreciação das obras de Alfredo Volpi
• Cores e formas

Materiais necessários:
• Cópias da biografia de Alfredo Volpi para a leitura compartilhada;
• Fotos e/ou gravuras das obras do pintor.
• Papéis de diferentes cores e texturas, inclusive jornais, revistas e gibis para recorte.
• Papel Canson para que as crianças possam fazer a releitura.
• Lápis de cor, giz de cera e até canetinhas coloridas.
• Papel pardo ou Kraft para a montagem do painel e exposição dos trabalhos.

Referencial Bibliográfico:

• RAFFA, Ivete. Comemorando e Aprendendo, V.2. Arujá – SP: Editora Giracor - 2008;
• RAFFA, Ivete. Fazendo Arte com os Mestres, V.2. São Paulo – SP: Editora Escolar – 2006.
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm;
http://www.mac.usp.br/;

------------------------------------------------------------------------------------
Produto final: EXPOSIÇÃO

O Painel com as produções dos alunos deverá ser montado em uma área de livre acesso da escola, pode ser um corredor ou pátio, e ficará exposto até a realização da Festa junina da Escola, a fim de que outros alunos, professores, funcionários e mesmo os pais possam apreciar a criação dos pequenos.

-------------------------------------------------------------------------------------

Ao Termino do projeto, espera-se que as crianças possam:

• Conhecer e valorizar a importância da cultura local, regional, e até mundial.
• Apreciar obras de arte e perceber semelhanças e diferenças;
• Desenvolver a percepção visual e recriar a partir da observação.
• Desenvolver sua capacidade criativa, valendo-se da utilização de diferentes materiais para produzir e construir novos conhecimentos;
• Trabalhar em harmonia e cooperação com seus pares.

-------------------------------------------------------------------------------------

















4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,adorei,ele me ajudará a trabalhar com meus alunos na escola.Obrigada

    ResponderExcluir