segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
PORTUGUÊS: O QUE TRABALHAR?
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E O QUE DEVE CONTEMPLAR A ROTINA DO 3º ANO
PORTUGUÊS
1. EM RELAÇÃO À COMUNICAÇÃO ORAL:
• Participar de situações de intercambio oral, ouvir com atenção, formular e responder perguntas e emitir comentários pertinentes ao tema tratado.
TRABALHAR: Rodas de conversas, Rodas de Leitura e Roda de Jornal; debates sobre temas relevantes do dia-a-dia e da atualidade.
2. EM RELAÇÃO À LEITURA:
• Apreciar textos literários;
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos tais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, poemas, cantigas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornais, revistas, legendas, quadrinhos e rótulos;
• Ler, com ajuda do professor, textos de divulgação cientifica, enciclopédicos e instrucionais (receitas, brincadeiras...), apoiando-se em seus conhecimentos sobre o tema, as características do portador textual e sistema de escrita.
TRABALHAR: escritas de memória, textos fatiados, localização de informações nos textos, interpretação de textos científicos e informativos, de jornais, revistas e até da internet.
3. EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DE TEXTOS:
• Reescrever, de próprio punho, trechos de histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de próprio punho, (a princípio ditando para o professor e/ou colega), utilizando recursos da linguagem escrita.
• Revisar textos coletivamente e/ou em parceria com colegas.
TRABALHAR: reescritas de contos, fábulas, textos informativos e científicos.
LEMBRANDO QUE ESSAS SÃO INFORMAÇÕES OBTIDAS A PARTIR DA LEITURA DO GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDATICAS DO PROFESSOR (SECRETARIA ESTADUAL DDA EDUCAÇÃO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário